Crescimento social proporcionado pelo descarte correto de eletrônicos

0
97

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) em 2015, dos 3,9 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são geradas na América Latina todos os anos, 1,4 milhões, o que seria equivalente a 36%, são produzidos no Brasil.

Quando esse lixo é descartado corretamente (Não sabe como? Veja em nosso artigo:http://amblegis.com.br/descarte-de-eletronicos) o trabalho envolvido não é apenas de levá-lo à área de descarte, mas também o de selecionar, desmontar e fazer a reutilização dos materiais, o que faz com que muitos empregos sejam gerados para a comunidade, segundo estudos feitos pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung, apontam que a cada mil toneladas de lixo reciclado, cinco novos empregos são gerados na indústria de tratamento de resíduos.

Também existem projetos que, a partir de lixo eletrônico, criam meios de capacitação profissional e educação, promovendo o oferecimento de aulas teóricas e práticas de manutenção de eletrônicos, manufatura reversa, educação ambiental, entre outros cursos.

Vale ressaltar que alguns desses projetos também aproveitam o que é recuperado e aproveitam para a criação de centros de inclusão social para a população de baixa renda. Um exemplo disso são os trabalhos feitos pela empresa Descarte Correto, situada em Manaus, que tem como foco a transformar os componentes descartados em matéria-prima, capacitação, empregos e educação ambiental há cerca de 5 anos.

Não contando apenas com a construção de centros de inclusão digital, o projeto também ajuda a comunidade com capacitação profissional, que forma cerca de 600 pessoas por ano.

A empresa ocupa posição de destaque em Manaus, representou o Brasil na Competição Jovens Inovadores que foi promovido pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em outubro de 2012 em Dubai que reconhece os projetos de maior possibilidade de impacto social e sucesso de negócios, chegando a estar entre as 12 finalistas.

DEIXE UMA RESPOSTA