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SST – Como evitar grandes prejuízos empresariais com acidentes de trabalho

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Saúde e Segurança do Trabalho Adriana Marques May 11, 2021 0 Comentário

SST – Como evitar grandes prejuízos empresariais com acidentes de trabalho

No Brasil, dados estatísticos apontam que, a cada 48 segundos, um trabalhador sofre acidente no ambiente de trabalho, sendo que, a cada 03 horas, pelo menos 01 óbito é registrado pelo mesmo motivo. Ao que tudo indica, este considerável número acidentes é decorrente das péssimas condições de trabalho existentes hoje no país.

Entre os anos de 2012 e 2020, foram notificadas mais de cinco milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Assustador, não é mesmo? Mas, o mais impactante é pensar que mais de 90% dos acidentes laborais ocorridos no país não são devidamente notificados, o que significa que o número de ocorrências nos ambientes laborais é bem maior do que se imagina.

A realidade é que muitos empregadores acreditam na ideia de que o mero fornecimento de EPIs aos empregados, já é um ato suficiente para garantir a segurança e a saúde no trabalho. No entanto, sabe-se que esta questão vai além do uso de capacetes e cintos de segurança: a saúde e a segurança ocupacional devem ser observadas em todo o ambiente de trabalho, desde a manutenção dos maquinários utilizados no setor, até o modo e os treinamentos necessários para a operação correta de uma atividade pelos trabalhadores, bem como as condições de higienes de todos os setores.

Assim, por se tratar de algo que assegura a vida e o bem estar dos trabalhadores, que passam a maior parte de seu dia no ambiente em que trabalham, é de indispensável importância que uma empresa tenha uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho (SST).

Como reduzir esses acidentes de trabalho dentro da empresa?

São vários os detalhes que podem ser ajustados e, que podem ser capazes de melhorar a situação da saúde e segurança do trabalho em sua empresa.

Assim, dentre tantas melhorias, decidimos destacar neste artigo as que mais podem ajudar sua empresa:

Invista em Sinalizações nos locais necessários

Primeiramente, faça uma avaliação de todos os locais de trabalho, que possam oferecer perigo à saúde e segurança dos trabalhadores. Esses locais devem ser considerados como áreas de risco e devem ser devidamente sinalizados, a fim de indicar os perigos ali existentes.

São exemplos de áreas de risco presentes na maioria das empresas:

– Ambientes confinados (qualquer área não projetada para ocupação humana contínua e que possua meios limitados de entrada e saída, como tanques, dutos, chaminés, tubulações, etc.);

– Locais com fios de eletricidades expostos;

– Piso molhado e/ou escorregadio;

– Locais com emissão de gases com características explosivas;

– Presença de buracos e fissuras no piso.

Referidos locais podem ser bem-sinalizados por meio de placas, por exemplo, contendo a informação do perigo em destaque.

Capacitação e Treinamento dos Funcionários

Investir no treinamento dos funcionários, faz com que eles desenvolvam suas atividades de maneira mais segura, eficiente, e dentro dos requisitos de segurança.

Por exemplo, treinar um funcionário que exercerá trabalhos em altura faz com que ele utilize os equipamentos de segurança de maneira correta e execute o trabalho de maneira a distanciar os riscos inerentes ao seu trabalho.

Um funcionário que recebe treinamentos adequados é capaz de evitar situações que coloquem sua saúde e segurança em risco, ainda que seu trabalho seja exercido em condições perigosas.

Além do mais, um indivíduo bem capacitado dentro de suas funções, além de saber prevenir a ocorrência de acidentes, sabe agir de maneira correta caso algum infortúnio ou imprevisto aconteça, pois estará pronto para prestar os primeiros socorros e tomar as medidas necessárias para evitar o agravamento da situação.

Invista em diagnósticos de riscos

Faça um mapeamento de sua empresa e defina quais as principais atividades desenvolvidas pelos colaboradores, e quais os riscos inerentes a cada uma delas.

A Norma Regulamentadora 17 dispõe sobre a necessidade de desenvolver a chamada Análise Ergonômica de Trabalho, documento que analisa aspectos laborais como condições ambientais de trabalho; formas de transporte e carregamento de cargas e materiais, equipamentos e mobiliário utilizado nos ambientes de trabalho; dentre outros fatores.

E, uma vez analisado todos os fatores, é chegada a vez de analisar se cada um deles é desenvolvido de maneira a proporcionar riscos na saúde e na segurança dos trabalhadores. Caso seja constatada a existência de algum perigo, é necessário fazer o que chamamos de diagnóstico, que são as medidas que devem ser tomadas para que esses riscos sejam mitigados.

Portanto, o que se vê é que, mapear o ambiente de trabalho, analisar seus riscos e montar planos de ações para diminuí-los ou extingui-los, é um ato capaz de trazer maior qualidade de vida aos colaboradores. Por isso, invista nesta opção!

EPIs: incentive o uso e divulgue sua importância

Oriente seus colaboradores: no momento da entrega, é de indispensável importância que o colaborador seja orientado quanto ao uso correto daquele equipamento (exemplo: como ativar as travas de segurança, qual local do corpo deve ser utilizado; em quais atividades, etc)

Fiscalize o uso: é de indispensável importância que a empresa, de maneira diária, fiscalize o uso dos EPIs distribuídos, verificando se esses equipamentos realmente estão sendo utilizados pelos funcionários, e o mais importante, se estão sendo utilizados de maneira correta!

Faça campanhas: realizar campanhas dentro da empresa, incentivando o uso de EPIs e evidenciando todos os riscos que seu uso incorreto, ou sua não utilização, podem acarretar na vida do empregado.

Esteja em dia com a segurança contra incêndio

Mantenha as instalações de segurança contra incêndio de sua empresa sempre “em dia” com as normas técnicas do Corpo de Bombeiros.

Manter as saídas de emergências ativadas e sinalizadas, os extintores de incêndio com manutenções periódicas e, as vistorias do Corpo de Bombeiros sempre atualizadas são exemplos de fatores indispensáveis para manter a segurança dos trabalhadores.

Adote um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho!

Adotar um sistema que gerencie exclusivamente questões envolvendo Saúde e Segurança do Trabalho é o “Cheque-mate” que sua empresa precisa para se manter em conformidade com as questões de saúde ocupacional, e afastar de uma vez por todas, os riscos de acidentes laborais. 

Quer saber como implantar um sistema de gestão eficiente e seguro em sua empresa? Clique aqui e leia mais sobre!

E mais, além de diminuir o número de acidentes de trabalhos, há muitos outros benefícios de igual importância para seus negócios. Veja alguns deles:

  • Sua empresa passará a atender todos os requisitos legais relacionados à saúde e segurança do trabalho, garantindo maior qualidade de vida aos empregados;
  • A identificação de riscos à saúde e segurança do trabalhador pode ser feita de maneira prévia, e assim, vários acidentes de trabalho, ou até mesmo eventuais óbitos podem vir a ser prevenidos;
  • Um ambiente de trabalho limpo e seguro proporciona aos trabalhadores um incentivo a mais para que o labor seja desenvolvido de maneira mais eficiente e engajada;
  • Uma empresa preocupada com a saúde e segurança de seus trabalhadores causa uma excelente imagem à sociedade, aos fornecedores, potenciais clientes e ao mercado internacional.

E, por falar em gestão de requisitos na área de saúde e segurança do trabalho, você conhece o Amblegis?

O Amblegis é uma ferramenta digital  que disponibiliza todas as normas legais, relacionadas à área de saúde e segurança do trabalho, aplicáveis aos seus negócios. Através de um sistema de perguntas inseridas em um Plano de Ação eficiente e funcional, possibilitando a empresa, conhecer pontos, os quais ela obrigatoriamente precisa atender dentro da lei.

O Amblegis traz um conjunto completo de leis de saúde ocupacional aplicáveis ao seu negócio, ajudando sua empresa a ter um sistema de gestão legal eficiente e com todos os benefícios citados neste artigo!

Solicite agora uma demonstração do AmbLegis e aproveite para ver mais artigos sobre o tema de Saúde e Segurança do Trabalho, em nosso blog.

Adriana Marques
Adriana Marques

Adriana Marques é especialista em Compliance e Governança Corporativa, com ampla experiência em gestão de riscos legais e adequação regulatória. Atua na produção de conteúdos estratégicos sobre integridade empresarial e boas práticas de conformidade.

opu6design@gmail.com

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