A nova versão da ISO 9001 exigirá que as empresas controlem Requisitos Legais Ambientais

Você deve estar se questionando como assim a ISO 9001 está cobrando requisitos legais? Onde está este item na norma? Acalme-se, leia este artigo e entenderá como a ISO 9001 irá cobrar o controle de Requisitos Legais.

A principal mudança da ISO 9001 versão 2015 é a inclusão do tema Gerenciamento de Risco, contudo você sabe o que é isso? Se fossemos seguir o que cita a norma teremos a seguinte definição “Risco é o efeito da incerteza”, lendo assim logo você pensaria: “bom os riscos que estão diretamente ligados a qualidade seriam o risco de não se entregar um produto dentro do prazo, de não possuir matéria-prima suficiente para produzir, não ter pedidos de clientes para produção, de haver divergência entre a especificação do cliente e o produto final, entre outros. “

Sua linha de raciocínio não está errada, mas imagine que seu efluente vai colorindo a água do rio, um ambientalista passa próximo registra a cena do desague, o mesmo posta a foto na rede social e informa o órgão ambiental responsável. Pronto, nesse processo você por não saber o mínimo que a legislação pede perde credibilidade com seu cliente, pois a sua imagem está comprometida por essa denúncia, além de ter que pagar uma multa para o governo. Acredita que isso nunca possa acontecer com você? Veja o caso da Sanmarco em Mariana, calcule o prejuízo ambiental, a multa aplicada, o tempo que a mineradora está parada, quanto está sendo deixado de se produzir, entre outros prejuízos. Agora aceite esse risco existe e precisa ser tratado.

Entendeu agora o motivo da ISO 9001:2015 exigir que as empresas controlem os requisitos legais aplicáveis ao meio ambiente? Além de se ter esse controle, você precisa estar controlando as atualizações que ocorrem diariamente, essa verificação ocorre em âmbito federal, estadual e municipal, fora que se precisa ler cada legislação para entender o que a mesma exige para comprovar seu atendimento. Imagine a quantidade de trabalho que isso irá demandar.

Uma forma de facilitar a rotina de trabalho da empresa é o uso de softwares, por exemplo o Amblegis, que direcionem a empresa para atendimento da legislação, que se comprometam a buscar as atualizações mensais e disponibilizar para seus clientes. Com esse auxilio e o comprometimento da empresa em atender as legislações aplicáveis, as chances da ocorrência do risco tendem a diminuir e o risco de ocorrer um problema como o citado acima tende a ser nulos. Pense nisso, implemente a política de controle de requisitos legais e previna a sua empresa de ter que gastar milhões com multas ambientais, de ter todo o seu processo produtivo parado, ou de ter a sua imagem, que levou anos para construir, destruída.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com