Norma ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia: Requisitos legais que devem ser atendidos

Diante de um amplo crescimento industrial, em todos os aspectos e lugares do mundo, podemos observar que os gastos com energia também aumentaram consideravelmente, uma vez que as empresas trabalham dia e noite para o crescimento de seu mercado e produto.

Dessa forma foi necessário desenvolver uma gestão voltada para a eficiência quanto ao uso da energia. A melhor maneira para cumprir esse objetivo, é implementar a norma ISO 50001.

A ISO 50001 foi criada para auxiliar as empresas no que diz respeito à um Sistema de Gestão de Energia. A aplicação desse sistema exige algumas mudanças consideráveis, mas que garantem a eficácia no consumo da mesma e vantagens aos negócios e ao meio ambiente.

Tal norma faz parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, publicada em 15 de junho de 2011. Ela aponta requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da energia, cujo alvo é habilitar uma organização a seguir uma abordagem sistemática para a redução do consumo total de energia de um determinado espaço.

A norma ISO 50001 pode ser utilizada para qualquer empreendimento que deseja economizar energia e pretenda adaptar um sistema de gestão que implemente seu uso consciente.

Requisitos legais para implantar a norma ISO 50001

Para implementar e certificar as normas ISO em seu empreendimento é necessário utilizar o método de implementação PDCA – Plan, Do, Check, Act (que em português quer dizer: Planear, Fazer, Verificar e Agir).

Assim, a implementação vai exigir algumas mudanças dentro da empresa.

É necessário desenvolver uma política para uso mais eficaz e eficiente de energia em todas as atividade que a empresa desenvolve, seja com maquinários, com iluminação entre outros.

Desenvolvida a política de uso mais eficaz e eficiente da energia, é necessário fixar metas para chegar ao alvo desejado e cumprir a política estabelecida. Assim, o sistema de gestão ganha aplicabilidade e se torna hábil.

Uma maneira de aplicar os requisitos do sistema de gestão de energia, é criar e usar dados internos para melhor compreender e tomar as decisões, sobre como está sendo o uso da energia dentro da empresa ou empreendimento.

Depois de aplicadas as condições acima estabelecidas, é hora de medir os resultados, e com isso verificar quais foram os pontos positivos e negativos, e assim verificar o que pode ser melhorado e o que pode ser mantido na política de uso mais eficaz de energia.

Também é necessário rever continuamente como a política funciona dentro da empresa, pois assim o sistema de gestão de energia trabalhará com eficácia, uma vez que tanto os pontos negativos quanto positivos estarão sempre em análise, e com isso, é mantido um controle sobre a gestão de energia aplicada.

Para implementar essa Norma é importante fazer uma avaliação das condições organizacionais, como o ritmo de atividade produtiva, para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização.

Com a aplicação dos requisitos acima explanados, atinge-se um melhoramento contínuo do sistema de gestão de energia. A empresa, além de se tornar mais consciente em relação aos cuidados com o meio ambiente, ganha com a economia gerada pelo sistema implantado.

Principais vantagens da implementação ISO 50001

A certificação na ISO 50001 serve para criar um sistema de gestão de energia reconhecido internacionalmente. Assim, além da empresa ser beneficiada e bem-sucedida através da redução de custos e cooperação com o meio ambiente, ela também é bem vista pela sociedade como um todo.

A implementação da norma ISO 50001 traz diversas vantagens para o seu empreendimento, segue algumas delas abaixo descritas:

  • Diminuição de custos com energia;
  • Melhor aproveitamento energético, auxiliando as organizações sobre melhor uso de seus ativos de consumo de energia existentes;
  • Diminui a quantidade de gases poluentes para a atmosfera;
  • Gera maior confiança por parte de potenciais clientes e parceiros e, assegura a credibilidade mundial para a consciência da energia;
  • Admite a relação com outros sistemas de gestão organizacionais, tais como ambiental, saúde e segurança;
  • Auxilia na identificação dos pontos positivos e negativos, verificando onde a eficiência pode ser melhorada;
  • Pode ser implementada de forma independente;
  • Gera transparência e promove a comunicação sobre a gestão dos recursos energéticos;
  • Promove os melhores métodos de gestão de energia e reforça os bons comportamentos;
  • Providencia uma estrutura para promover a eficiência energética ao longo da cadeia de abastecimento.

Atualmente, com o aumento das crises nos países, principalmente aqui no Brasil, muitas empresas vem buscando alternativas como a implantação de um sistema de gestão de energia para economizar, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental, que é um tema que merece bastante atenção.

No Brasil o setor industrial é o que mais procura a certificação no Sistema de Gestão de Energia.

Conclusão

Podemos enfatizar que o foco principal da criação das normas regulamentadoras é o meio ambiente, a saúde e a segurança (que sempre andar juntos).

Como podemos verificar, a norma ISO 50001 implanta um sistema de gestão tão eficaz que, além de garantir um bom futuro para a empresa/empreendimento, assegura a continuidade da prestação de serviço através da economia de energia.

O meio ambiente é o responsável pela geração de fontes de energia e todas as demais matérias necessárias à existência. Assim, o cuidado ao elaborar uma norma e aplicar um sistema de gestão qualitativo favorece toda uma cadeia de seres vivos e garante a perpetuação de sua existência, o crescimento da sociedade, o giro da economia e o mais importante, que é o crescimento pessoal de cada parceiro que coopera para tal.

Por isso, é mais que importante realizar a implantação do sistema de energia no seu negócio e atender aos requisitos legais que a norma ISO 50001 determina, pois assim, a empresa fica sempre preparada e o crescimento é garantido.

O AmbLegis é um software de gestão de requisitos legais que poderá auxiliar muito na gestão dessas e outras legislações aplicáveis ao seu negócio. Conheça mais sobre o AmbLegis com uma demonstração exclusiva para o seu negócio.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com