5 Maneiras para Economizar Água e Diminuir os Custos

Já falamos sobre o custo da utilização da água, agora vamos falar de métodos para economizar e como consequência obter uma redução no valor pago para o uso desse recurso tão precioso.

A escassez de água aumenta de acordo com o aumento da população, isso ocorre devido ao fato de que quanto maior a população, maior é a demanda e também a geração de poluição.

Vamos falar cinco formas que te ajudarão a reduzir o consumo de água sem afetar as atividades e os processos. Veja a seguir e surpreenda-se com a economia:

  1. Mudanças de torneiras e caixas de descargas

O uso de água na torneira de um banheiro, cozinha ou nas caixas de descarga, influencia diretamente no valor final do consumo, toda vez que apertamos o botão de descarga de parede, gastamos 20 (vinte) litros de água. Já com o vaso acoplado, que é aquele reservatório em cima do vaso, o gasto cai para 6 (seis) litros, podendo ser reduzido para 3 (três) litros no caso de caixas de descarga com duplo acionamento.

Numa conta rápida, uma pessoa que utiliza o banheiro 4 vezes em sua jornada de trabalho, gasta em média 80 litros de água no caso de uma descarga de parede, ou 24 litros para uma descarga com o vaso acoplado, comparando os dois casos temos uma redução de 70%. Ainda podemos reduzir mais, se utilizar a caixa com duplo acionamento o valor cai para em média 15 litros, ou seja, uma redução de mais de 80% em relação a descarga de parede e de quase 40% se pensarmos na descarga sem duplo acionamento.

As torneiras dos banheiros podem ser substituídas por equipamentos de pressão ou com sensores, que segundo a SABESP economizam cerca de 20 e 40% respectivamente e no caso das cozinhas, orienta-se a utilização de redutores ou arejadores de vazão. Uma torneira de pia, com vazão de 13,8 litros por minuto, reduz o consumo para 6 litros/minuto com a instalação de um arejador (economia de 57%), de acordo com a Sabesp.

Será que não é hora de trocar os vasos e torneiras da sua empresa e garantir economia de água?

  1. Campanhas de conscientização e metas

As campanhas de conscientização podem ser o caminho para que o funcionário da empresa utilize moderadamente o recurso em questão, essas campanhas podem ajudar tanto na economia dentro da empresa quanto nas casas dos colaboradores, sendo assim, contribui para a preservação do meio ambiente.

A demonstração de valores, quantidades e os impactos causados sempre impressiona, e esse pode ser o caminho para que a redução do consumo de água seja efetiva.

As metas de redução no consumo é uma ferramenta que incentiva todos os envolvidos buscar um objetivo comum, na maioria das vezes os próprios colaboradores acabam um policiando o outro para que atinjam a meta estabelecida.

  1. Reutilização de água

Medidas para a reutilização de água tratam-se de oportunidades para que o recurso natural seja utilizado mais de uma vez em processos diferentes. Um exemplo é a utilização da água das torneiras das pias dos banheiros reutilizada para lavagem de piso, ou para regar jardins.

A empresa também pode investir em um procedimento mais complexo para realizar o tratamento dessa água e utiliza-la em outros processos.

Setores como o siderúrgico, automobilístico e de máquinas e equipamentos reusam mais de 90% da água que consomem. O reuso nas operações industriais consiste no aproveitamento dos efluentes da própria empresa, após tratamento, como insumo reintroduzido no processo de produção.

  1. Aproveitamento da água da chuva

Esse método alternativo é muito eficiente tendo em vista que é um meio de utilizar água sem custo, apesar de requerer um investimento para realizar essa captação.

A economia com esse método pode variar de 30 a 60%. Algumas prefeituras preocupadas com futuras escassez de água estão obrigando que novos empreendimentos apresentem projetos para captação de água pluvial antes de serem construídos.

  1. Inspeções

Uma única torneira pingando gasta 45 litros de água em um dia. Por ano, são 16.000 litros desperdiçados. Um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete num cano da tubulação desperdiça até 3.200 litros por dia.

Planos de manutenção para verificar com frequência o estado das tubulações e fazer reparos, conscientização para que os funcionários se atentem e alertem os responsáveis para qualquer vazamento, possíveis infiltrações, torneiras que não fechem direito, entre outras situações que possam ser oriundas de vazamentos ou desperdício de água e controle para que qualquer alteração no volume consumido ou no valor pago possa ser alvo de investigação e tratado se necessário. São medidas para se evitar que problemas desse tipo sejam resolvidos com o máximo de agilidade.

Nos dias de hoje, mediante a crise hídrica as empresas devem buscar métodos para a redução de gastos desnecessários dos recursos naturais, além de buscar maneiras de otimizar seus processos e obter maior eficiência dos mesmos. Como resultado a empresa economiza nas contas de água e consequentemente aumenta a sua margem de lucro.

Além disso, a preservação do meio ambiente é um tema que deve ser tratado com carinho, os efeitos que a degradação antrópica causa está sendo sentida em todos cantos do planeta.

Agora, pense em todos esses dados, calcule quanto de economia você pode trazer para sua empresa e quanto irá preservar o meio ambiente. Contra fatos não há argumentos, com esses dados na mão você vai se surpreender com a economia que terá e fará um plano de ação para colocar tudo em prática.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba por e-mail novos conteúdos sobre Requisitos Legais, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com