Como a empresa deve adotar as práticas de saúde e segurança do trabalho

0
109

Com a colaboração de seus funcionários, a empresa realizará uma inspeção completa e pedirá formalmente para que todos funcionários apontem possíveis causas de riscos e potenciais acidentes ou coisas que possam prejudicar a sua saúde e segurança do trabalhador.

Os gestores devem conscientizar sobre os riscos potenciais e orientar sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, caso necessário, e se possível divulgar folhetos, colocar placas mostrando o risco que a pessoa corre se não obedecer a regra, reforçando sempre essa boa prática de zelo por segurança.

Grandes empresas sabem que seu lucro vem pelas partes operacionais principalmente, o que é óbvio, então elas investem pesado em todo tipo de material necessário para o andamento do trabalho seguro e preocupando-se, com o bem estar da sua equipe. Com esta atitude, segurança do trabalho deixa de ser um custo e passa a ser um investimento onde a empresa consegue ser bem sucedida e cumprir com as regras de maneira exemplar.

Imagine a situação de uma empresa que trabalha com produtos químicos e que o risco de explosão ou contaminação é grande, caso o operador se descuide e de alguma forma o trabalhador tem a roupa de proteção rasgada ou simplesmente não o tem e precisa executar o trabalho, assim mesmo, pois a empresa além de demorar para receber todos os materiais necessários para o trabalho, não se importando com as consequências de seus atos errôneos e os riscos que está expondo seu funcionário, é um exemplo de descaso total. Isso não acontece somente em nosso país, em alguns lugares do mundo esse também é fator de risco e precisa ser eliminado de imediato da sua empresa. Neste caso tornando-se um local de trabalho descomprometido e com profissionais mal informados, correndo riscos de vida por causa da sua empresa irresponsável que descumpre normas essenciais de trabalho e não prestam atenção.

Os avisos deixam as pessoas mais alertas como: ” Não pise chão molhado” “Cuidado risco de choque” ” Risco de contaminação” etc. São formas de preparar e educar a respeito dos princípios que regem a segurança e saúde.

Uma norma importante que pode ser implantada e contribuir com uma melhor gestão destes riscos é a OHSAS 18001, recomendamos que as empresas que não são certificadas ainda, que pelo menos implante sem pretenção de certificar, mas sim de obter uma melhor gestão e controle maior dos riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA