Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil está em 4º lugar no ranking de países com maior número de acidentes rodoviários.
No entanto, conforme anunciado pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústria Química), nos últimos anos, este número de acidentes vem caindo, pelo menos quanto ao transporte de produtos perigosos.
Esta diminuição vem acontecendo graças à conscientização das transportadoras, que passaram a tomar iniciativas mais eficientes quanto ao treinamento e capacitação de seus motoristas, que aprimoraram seus conhecimentos de gestão de carga, desde o momento em que esta sai de sua origem, até a sua descarga no local de destino.
Ademais, a ABIQUIM também tem uma grande participação neste resultado positivo. Isso porque, desde 2005, a Associação vem incentivando a adoção da chamada SASSMAQ pelos transportadores de produtos químicos, sistema hábil a trazer segurança neste tipo de transporte, tão corriqueiro nas rodovias brasileiras.
O que é SASSMAQ?
Lançado pela ABIQUIM, o SASSMAQ trata-se de um Sistema de Avaliação de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Qualidade a ser utilizado no ramo de transporte rodoviário, e visa assegurar que as empresas de transporte de produtos químicos exerçam seu trabalho de maneira segura, ambientalmente correta e com qualidade, segundo as legislações aplicáveis à atividade.
O SASSMAQ não é um sistema de uso obrigatório. Porém, é um gigantesco diferencial entre as empresas do ramo de transporte, pois sua adoção é um indicador de que a empresa trabalha com seriedade e dentro das normas legais.
Como implantar o SASSMAQ na minha empresa de transportes?
Primeiramente, a empresa transportadora deve seguir todas normas de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade a elas aplicáveis. O segredo para isso é adotar um eficiente sistema de gestão de requisitos legais nestas áreas – Veja como fazer isso com o AmbLegis.
A certificação SASSMAQ é de fácil integração com demais certificações importantes, como a ISO 14001, ISO 9001 e ISO 45001, fator que pode minimizar os custos de sua implantação.
Além do cumprimento das normas legais, também é necessário que a empresa apresente todos os documentos indispensáveis ao seu funcionamento, como alvarás, licenças junto à ANTT, órgãos ambientais, entre outros documentos dispostos em legislação. E claro: todos esses documentos devem estar dentro do período de validade!
Por último, mais que seguir leis e ter documentos válidos, a empresa deve implantar diversas práticas rotineiras dentro de suas atividades, sempre visando melhorar seu processo de logística e capacitar seus empregados.
Uma vez cumprido todas essas questões, a empresa passará por auditoria de certificação, que se trata de uma avaliação realizada pela ABIQUIM mediante um questionário padrão que avaliará o desempenho da empresa nas seguintes áreas:
- Gerenciamento;
- Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho;
- Equipamentos;
- Planejamento das Operações;
- Segurança Patrimonial e confidencialidade;
- Inspeção do local
Assim, caso todos estes itens estejam em conformidade, a empresa inspecionada recebe o recebe o selo SASSMAQ.
A ABIQUIM traz as seguintes definições sobre o SASSMAQ:
“O SASSMAQ garante um certificado de boas práticas, no qual pré-requisitos definidos pela indústria e pelo mercado vão resultar em um relatório factual detalhado, representando a situação da empresa certificada naquele momento. Uma única avaliação substitui a variedade de inspeções a que os prestadores de serviços de logística são tradicionalmente submetidos, sem tornar redundante o diálogo entre eles e as empresas químicas.”
E por que investir no SASSMAQ se este sistema não é obrigatório?
Por diversos motivos, mas dentre ele cabe-nos destacar os seguintes:
- Prevenção de riscos: Transporte de Produtos químicos não se trata de atividade passível de margem de erros, já que qualquer ato falho do transportador, pode acarretar um desastre de grande monta, como uma grande explosão, por exemplo. O SASSMAQ tem como um dos benefícios centrais a redução de riscos para o trabalhador, meio ambiente e para a sociedade em geral;
- Imagem institucional positiva: Possuir o selo SASSMAQ demonstra que sua empresa possui excelência no que faz, o que aumenta a “moral” da empresa no mercado de negócios;
- Maior credibilidade com potenciais clientes: Uma empresa multinacional com certeza dará preferência a uma transportadora que possui o SASSMAQ. Por isso, ter esse selo, não só traz segurança aos seus negócios, como também aumenta a possibilidade de obter clientes com maior poder aquisitivo.
- Redução do número de prejuízos financeiros: Adotar o SASSMAQ, conforme já mencionado anteriormente, significa ter sua empresa em conformidade com a legislação que lhe é aplicável. Assim, em razão disso, a transportadora passa a ser menos prejudicada financeiramente, pois haverá diminuição do número de acidentes, multas, infrações, indenizações e outras despesas geradas em razão da má prestação de serviços.
- Profissionalização dos motoristas: qualificar seus motoristas é um diferencial imenso dentro de uma transportadora nos dias atuais. Afinal, a segurança da carga transportada entre o local de origem e o de destino é de total responsabilidade do motorista. Por isso, investir na profissionalização destes funcionários é um dos itens indispensáveis para alcançar a certificação junto a SASSMAQ. E, um motorista qualificado significa menor índice de acidentes, menos multas e, consequentemente, menos prejuízo para a transportadora.
No mais, o que se vê é que uma empresa que contrata uma transportadora que possui SASSMAQ também “sai ganhando”. Isso porque, esta empresa está contratando uma empresa confiável, que fará valer seu dinheiro. Ademais, contratar uma empresa com esta certificação demonstra que o estabelecimento se preocupa em selecionar apenas fornecedores qualificados, o que é um fator importante atualmente.
Considerações finais
O prazo de validade da certificação junto ao SASSMAQ é de 2 anos, a contar da data da avaliação. Não existe um preço fixo para a implantação deste Sistema, já que os gastos financeiros dependerão, dentre outros fatores, da estrutura física da empresa e número de funcionários.
Mas uma coisa é certa: o custo-benefício é enorme para a empresa que adotá-lo, tendo em vista os inúmeros pontos positivos que esta certificação traz para a transportadora, conforme já mencionamos em linhas anteriores.
O AmbLegis, uma ferramenta online e de fácil uso, ajuda sua empresa na gestão dos requisitos legais aplicáveis aos seus negócios! Trabalhamos com normas do ramo de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Transporte, dentre outras. Ou seja, tudo o que sua empresa precisa para dar o “ponta pé” inicial na implantação do SASSMAQ! Solicite agora uma demonstração do AmbLegis para sua transportadora.